quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

HISTÓRIA DA MEIA GUARDA - ROBERTO "GORDO" CORREA



A meia-guarda, nos primórdios do jiu-jítsu, era uma posição que ninguém gostaria de estar por baixo. Era praticamente uma passagem de guarda para quem está por cima, tanto que até hoje quem conquista a meia-guarda ganha uma vantagem ao selar as costas de quem está por baixo no chão.

Não existia meia-guarda ofensiva, até que um camarada chamado Roberto Correa, o "Gordo", revolucionou esta posição no início da década de 90 quando ainda estava na faixa roxa. Por causa de uma contusão séria no joelho, Gordo só podia trabalhar na meia-guarda e viu que poderia conseguir algumas vantagens nessa posição e foi colocando essa posição cada vez mais em prática até que em 1997 conseguiu raspar ninguém mais e ninguém menos do que Zé Mario Sperry, que nunca havia sofrido pontos na faixa-preta.

Nessa época ainda não existia YouTube para essa "nova" posição viralizar, o conhecimento foi mais no boca à boca e dos praticantes da arte começarem a prestar atenção nas lutas do Gordo em campeonatos, mas não demorou muito para a meia-guarda virar o que é hoje, uma das posições mais utilizadas no jiu-jítsu desportivo e que tem sido uma arma muito eficaz para lutadores que gostam de jogar por baixo e também é uma posição muito democrática, pois possibilita lutadores com estatura mais baixa a serem bons jogadores por baixo, pois o Jiu-Jítsu "Old School" privilegiava mais quem tinha as pernas compridas, o maior facilitador da guarda fechada.

Fiz um vídeo bem legal para o canal Dieta de Guerra Jiu-Jítsu no YouTube contando essa história de maneira mais detalhada e no final do vídeo tem um caso muito curioso que aconteceu comigo e com o "Gordo" no final do ano de 2016, vale a pena conferir!



Um grande abraço à todos!
Sejam saudáveis!
Oss

Nenhum comentário:

Postar um comentário