Introdução:
Este projeto de estudar as academias de jiu-jítsu para descobrir as suas origens já me revelou enormes surpresas, e no episódio de hoje não vai ser diferente, pois fui atrás das origens de academias consideradas muito tradicionais tanto nacional como mundialmente e, já adianto vem muita surpresa aí, pelo menos foi para mim, espero que seja para você também. Sigo a mesma linha de buscar quem foi o faixa preta que deu a faixa preta para o líder e/ou fundador da equipe.
Oriente Jiu-Jítsu:
Fundada em 1964 na cidade de Niterói-RJ pelo Grande Mestre Amélio Arruda, que foi aluno do Grande Mestre Hélio Gracie em uma época em que não se havia graduação. Porém, após a criação da federação do estado da Guanabara, em 1967, todos os alunos da primeira geração receberam a faixa preta.
É uma das academias de jiu-jítsu mais tradicionais que existe, por ela passaram ícones do jiu-jítsu mundial como: Ramon Lemos, Gilbert Burns(Durinho), Welton Ribeiro(professor de Thales Leites) e etc.
Hoje a academia é comandada pelo Mestre Max Câmara, que é filho de Amélio Arruda, e conta também com a ajuda de seu filho, o faixa preta Mackson.
Kioto:
Fundada em 1965 no bairro da Tijuca, Rio de Janeiro pelo Grande Mestre Francisco Mansor, que foi aluno do Grande Mestre Hélio Gracie em uma época em que não havia graduação de faixa que conhecemos hoje em dia. Inclusive, o mestre Mansor foi quem criou o sistema de faixa, mas isso é papo para outro vídeo. Como falado anteriormente, após a criação da federação, todos os alunos da primeira geração receberam a faixa preta.
O sistema Kioto é muito rígido quanto as técnicas básicas de defesa pessoal ensinadas pelo Grande Mestre Hélio Gracie, tanto, que é considerada uma das escolas de jiu-jítsu mais tradicionais do mundo. Da linhagem da Kioto saíram academias como Soul Fighters, Claudio França BJJ e Brazil 021. A Kioto também revelou para o mundo a lenda Joe Moreira.
Hoje a academia da Tijuca, a tradicional, é comandada pelo faixa preta e multicampeão Vinicius Vieira.
Lótus Club:
Fundada em 1989 na cidade de São Paulo pelos irmãos Moisés e Ali Muradi, que começaram a treinar jiu-jítsu no interior de São Paulo com Orlando Saraiva, que é faixa preta de Carlson Gracie, mas o pai dos irmãos Muradi precisou se mudar para a capital e lá eles começaram a treinar com o Mestre Octavio de Almeida, que é faixa preta de George Gracie, segundo filho mais novo de Gastão Gracie Sr, ou seja, irmão de Carlos e Hélio Gracie.
A Lótus tem uma história muito marcante no jiu-jitsu desportivo de São Paulo e nacional, pois Moises Muradi fundou a Federação Paulista de Jiu-Jitsu (FPJJ) e apoiou a criação da CBJJ. A academia revelou nomes como Givanildo Santana, Fábio "Negão" Nascimento, entre outros.
A academia tem diversas unidades no Brasil e vários países do mundo.
Cia Paulista:
Fundada em 1988 por Waldomiro Perez Jr. que é faixa-preta de Marcelo Behring, que é faixa-preta de Rickson Gracie. No seu início fez alguns treinos particulares com o Grande Mestre Pedro Hemetério, por indicação do GM Mansor e fez alguns treinos com Joe Moreira, mas foi com Marcelo Behring que ele considera que aprendeu jiu-jítsu de verdade, tanto a lutar quanto a ensinar.
A Cia Paulista revelou Roberto Godoi, Jorge Patino, Marco Antônio Barbosa, Eduardo Leitão. Desses 4 nomes citados surgiram 3 grandes academias G13, Gold Team e B9;
Com a ida de Waldomiro Perez Jr para os EUA, a Cia Paulista ficou sob a responsabilidade de seu faixa preta Eduardo Leitão;
SAS Team:
A história da academia se funde com a da Academia do Professor Sá que foi fundada em 1960 pelo Grande Mestre Francisco Vieira e Sá na cidade de Fortaleza CE. O grande mestre foi formado pelo japonês Takeo Iano, ou seja, uma linhagem completamente diferente da que estamos habituados no jiu-jítsu.
Por um período a Academia do Professor Sá foi filiada da Nova União, mas em 2009 o vínculo foi rompido e passou a se chamar Equipe SAS e, com a internacionalização da equipe, adotou o nome SAS Team.
Após a separação com a equipe Carioca, a academia ficou sob a liderança de “Sazinho” Sá, filho do Mestre Sá. Outro filho do Mestre Sá, o Guybson Sá, também lidera a equipe e é um nome de peso no jiu-jitsu mundial, tendo vencido diversos títulos na IBJJF e vitórias contra grandes nomes como Buchecha e Rodolfo Vieira.
Conclusão:
Sempre que termino algum episódio desse tema, eu ressalto que ele está em aberto, então se você é inscrito do canal e eu consigo visualizar esta inscrição, deixe aqui nos comentários que equipe que você gostaria de ver no próximo episódio que irei adicionar à pauta e poderá ser falada muito em breve nos próximos episódios. Espero que tenham gostado. Continuem acompanhando o canal. Um grande abraço a todos, sejam saudáveis, Aloha!
Nenhum comentário:
Postar um comentário