domingo, 14 de abril de 2024

QUAL KIMONO ESCOLHER PARA LUTAR JIU-JÍTSU ?


A maior dúvida que paira na cabeça de quem vai começar no JIU-JITSU é a escolha correta do kimono, vou dizer que paira na cabeça de muito graduado também e, que os PROFESSORES deveriam sempre orientar seus alunos da maneira correta sem parecer grosseiro.

Como fazer essa escolha da forma correta? Essas dicas servem para todos: iniciantes, graduados e professores. O jiu-jítsu brasileiro é um esporte federado e o maior órgão que rege o jiu-jítsu hoje em dia é a IBJJF, por isso iremos seguir as regulamentações da Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro. Essas regras você encontra no link https://ibjjf.com/uniform

REGRAS DA IBJJF
Regra 1 - material: O kimono tem que ser confeccionado apenas com algodão ou tecido semelhante ao algodão. O Tecido não dever ser tão grosso ou duro que impeça o oponente de agarrá-lo. Em todas as categorias de peso e idade os kimonos devem ser trançados.

Regra 2 - gola: É permitido o uso de EVA ou material similar por dentro da gola (lapela), desde que seguidas as medidas de tamanho e normas de rigidez previstas no Regulamento da IBJJF. Todas as marcas SÉRIAS de kimono seguem essa regra.

Regra 3 – cor: Os quimonos devem ser de cor uniforme. Apenas as cores: branca, azul royal e preta são permitidas. Não é permitido a parte de cima do kimono ser diferente da calça. A lapela não pode ser de cor diferente do restante da parte superior.

Regra 4 – pintura: Pinturas são proibidas, a menos que seja desenhada na forma de um logotipo de academia ou patrocinador, apenas nas regiões onde são os patches são permitidos. Mesmo nos casos em que forem permitidos, o atleta será obrigado a trocar de kimono caso a tinta marque o kimono do adversário.

Regra 5 – patches: A IBJJF demarca os lugares corretos para a colocação dos PATCHES, os patches devem ser de tecido de algodão e devidamente costurados. TODOS os remendos descosturados ou em regiões não autorizadas do kimono, serão removidos pelos fiscais.

As áreas em azul demarcam onde os PATCHES são permitidos.

Regra 6 – faixa: A faixa deve ser resistente de 4 a 5cm de largura e colorida de acordo com a graduação do atleta com a ponteira preta, exceto nas faixas pretas, onde a ponteira deverá ser branca ou vermelha. A parte da faixa que fica pendurada após o nó, deverá medir entre 20 e 30 cm.

Regra 7 – medidas: Os quimonos têm que estar dentro das medidas estabelecidas pela IBJJF e todo fabricante SÉRIO segue uma tabela de tamanhos que combinam peso e altura dos atletas. Todos esses padrões são para uma luta mais justa e honesta.

Tabela de peso e altura


Medidas da IBJJF para Kimonos
***DICA: Não compre kimono sobrando pano, se sobrar, leve para uma costureira ajustar de acordo com essas medidas.

Regra 8 – roupas de baixo: Os homens não podem usar camisa ou rashguard por baixo e nem calça colada por baixo. A roupa íntima deve ser tipo cueca. Para as mulheres é obrigatório o uso de camisa elástica de manga curta ou manga longa sem obrigação de cores, também é permitido maiô ou top de ginástica. A roupa íntima não pode ser fio dental, deve ser tipo cueca.

Regra 9 – estado do kimono: Os quimonos não podem apresentar remendos ou rasgos. Estar molhados ou sujos ou emanar odores desagradáveis.

DICAS CAMPEÃES
Agora que você já sabe todas as especificações regulamentadas pela maior e mais importante federação de jiu-jítsu do mundo, vou trazer algumas dicas campeães:

Dica 1: Para as competições tenha sempre mais de um kimono e de cores diferentes, pois um pode sujar durante uma luta então você tendo um reserva, não vai passar aperto na próxima luta. As cores diferentes para o quimono são importantes pois em lutas finais, às vezes, pedem para as cores de quimono entre os adversários serem distintas.

Dica 2: Da qualidade do quimono. Aqui no canal não vou recomendar marca, mas irei recomendar tipos de quimono. Para competição opte pelos lights ou ultra lights por serem mais leves e o seu corte de peso ser menor e o será apenas para competição. Porém o quimono tem que ser trançado. Para treinar, ou seja, o do dia a dia, opte pelos mais resistentes, pois vão aguentar mais o uso diário e lavagens recorrentes. (eu por exemplo, tenho um quimono que tenho há 8 anos já, está surrado, mas é bom para treinar).

Dica 3: Compre quimonos das cores permitidas pela federação, por mais que seu professor não se importe com isso, evite gastar dinheiro desnecessariamente, a não ser que você não se importe, quimono é um item muito caro e comprar cores fora do padrão é um gasto desnecessário.

Espero que tenham gostado deste artigo, caso vocês queiram que eu traga o tema de como cuidar do quimono, comentem aqui nesse artigo “Aloha dieta de guerra”, que eu vou saber que vocês querem esse tema. Se você chegou até este ponto, eu agradeço muito. Espero que continuem acompanhando o blog. Um grande abraço a todos. Sejam saudáveis. Aloha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário