Quem são e como estão os faixas pretas de Carlson Gracie parte 2. Se preparem que vem nomes de peso hoje. Essa é a parte de 2 de pelo menos umas 5 ou 6 partes. Fiquem tranquilos que estou levando estes nomes bem à sério.
Faala camaradas! Tranquilo? Daniel Abreu de volta para o canal dieta de guerra jiu-jitsu. E dando prosseguimento a série de quem são e como estão os faixas pretas mais cascas grossas do Grande Mestre Carlson Gracie, venho trazer a parte 2. Eu sigo uma lista assinada pelo mestre de 1999 e estou seguindo em ordem alfabética e não de melhor para o pior, até porque nesse dream team não existe isso. Se o seu preferido ficou de fora desse, aproveite para se inscrever no canal e ativar as notificações para não perder os próximos vídeos da série.
Na parte 1 eu contei a minha história e expliquei o porque sou tão entusiasta da academia Carlson Gracie, se você não leu a parte 1, leia aqui. Vamos começar mais um chumbo grosso de nomes icônicos e históricos do jiu-jitsu que são formados por Carlson:
1 – Carlos Antônio Rosado
Considerado por muitos o melhor aluno da primeira geração de faixas pretas de Carlson. É o faixa vermelha (9º grau) mais novo da história e único a receber esta faixa das mãos de Carlson Gracie, que considerava Rosado mais que um faixa preta. Este fato ocorreu em uma época em que a federação de jiu-jítsu permitia que faixas vermelhas fossem concedidas a faixas pretas com mais de 40 anos de idade. Desde então, a federação reescreveu as regras sobre os prazos necessários para alcançar cada faixa, o que acabou tornando o GM Rosado o único detentor deste recorde. Quando ainda era faixa roxa já dominava os pretas e Carlson sempre o chamava para recepcionar faixas pretas visitantes na academia. Atualmente ensina jiu-jítsu juntamente com seu filho, Massa Rosado, na “Rosado Jiu-Jítsu”.
2 – Fernando Melo Guimarães (Pinduka)
Como lutador de jiu-jítsu, foi um dos mais importantes na década de ouro nos anos 1980. Invicto em competições entre 1968 e 1985 foi escolhido por Hélio Gracie para defender o nome do Gracie Jiu-Jítsu contra os desafiantes da Luta Livre, lutou contra Marco Ruas. Por não haver regras e nem juízes, após 20 minutos de guerra, a luta foi interrompida e foi declarado empate. Lutou por mais de uma década para que o Jiu-Jítsu fosse inserido no currículo da graduação de Educação Física da Universidade em que se formou, Gama Filho. Em 1993 o projeto foi finalmente aceito, até que em 1997 o esporte evoluiu tanto, que houve a necessidade de formar uma equipe, nascendo o famoso Time Gama Filho, que anos mais tarde se tornou o que hoje é conhecida como GF Team. Pinduka, hoje Grão Mestre de Jiu-Jítsu, tem a Academia Pinduka em Copacabana – RJ e é professor de educação física.
3 – Arthur Virgílio Neto
Renomado político Amazonense. Criado no Rio de Janeiro, amigo íntimo de boa parte da família Gracie, era frequentador assíduo dos tatames. Foi, inclusive, campeão em diversos torneios no auge de sua carreira. As históricas lutas casadas sem limites de tempo contavam, constantemente, com a sua presença. Uma grave lesão, no entanto, forçou Artur a se afastar da prática competitiva. Porém, a paixão pela arte ficou. Hoje, também Grão Mestre, é Senador da república, mas já foi prefeito de Manaus por 3 mandatos, deputado federal e ministro do governo FHC.
4 – Carley Gracie
Irmão de Carlson e 11º filho de Carlos Gracie. Começou o jiu-jítsu tarde, considerando o fato de ser um Gracie. Optou por aprender com Carlos, mas tempos depois, Carlos deixou a cargo de Carlson os ensinamentos para Carley. Durante essa parceria entre os irmãos, os dois eram considerados os campeões da família. Defendeu, com sucesso, o nome da família em diversos desafios Gracie e torneios de grappling. Foi o primeiro brasileiro a levar o jiu-jítsu para os EUA. É conhecido também como “O Leão da Família Gracie”, pois, quando foi para os EUA, era considerado o principal integrante da família Gracie. Hoje, faixa vermelha, dedica-se à sua academia “Carley Gracie” em São Francisco, CA, EUA.
5 – Crézio de Souza
Um dos principais integrantes da academia Carlson Gracie dos anos 1980/90. Era considerado por todos o lutador mais técnico do time e permaneceu invicto por 10 anos. Foi um dos pioneiros do MMA e debutou o icônico Dan Henderson. Em 2002 se tornou o primeiro homem com mais de 40 anos a conquistar uma medalha no Brasileiro de Jiu-Jitsu na categoria adulto. Atualmente tem o Centro de Lutas Crézio em Itaipava, distrito de Petrópolis-RJ.
Essa foi a parte 2 dos quem são e como estão os faixas pretas de Carlson Gracie, se inscreva no canal para não perder o próximo. Um grande abraço a todos. Sejam saudáveis. Aloha!
Nenhum comentário:
Postar um comentário