segunda-feira, 10 de outubro de 2016

RELSON GRACIE CAMP BRAZIL 2016 – PARTE II


Já são quase 20 dias que saí do CAMP de treinamento do GRANDE MESTRE Relson Gracie, mas ainda tenho na memória tudo que vivi lá. Muita correria desde que voltei dos 9 dias de treinamento, logo tive campeonato, vários materiais para editar para o canal Dieta de Guerra no YouTube, página no facebook e BLOG. Porém, agora venho relatar o que vivi nos últimos 5 dias de CAMP.

Conviver 9 dias intensamente com Relson Gracie é algo único. Tão único, que ficamos sabendo quando foi o primeiro campeonato de jiu-jítsu da história, de quanto em quanto tempo que se tinha campeonato, de como ele foi parar no Hawaii, como era a casa de Teresópolis da família Gracie e etc. Nossa! É especial, amigos. Tão especial, que assisti a uma graduação de um faixa coral! Quem na faixa azul com pelo menos 4 anos de jiu-jítsu teve esta oportunidade? Acredito que muitos faixas-preta não tiveram esta oportunidade, infelizmente, pois não é todo dia que se gradua um faixa coral, ainda mais por um GRACIE.

Os treinos do programa de self-defense de Helio Gracie foram intensificados. A cada aula do GRANDE MESTRE, as posições ficavam mais complexas e desafiadoras. Como ele mesmo diz, tem que repetir! Só assim para aprender, na verdade, não esquecer. Quando não estávamos aprendendo diretamente com o GRANDE MESTRE Relson Gracie, estávamos sempre no tatame repetindo com a ajuda do faixa-preta associado Dudi Gambini e do faixa-marrom também associado Julio Skyline, que aliás, merecem todas as minhas reverências. O clima de cooperação entre todos dentro do CAMP foi o diferencial. O verdadeiro espírito de equipe e comunidade é algo que tenho que RESSALTAR. Mesmo eu não sendo um associado ao GM Relson Gracie fui muito ajudado nas posições praticamente exclusivas e que pouquíssimas pessoas conhecem, somente o grupo seleto de alunos do nosso faixa vermelha que melhor aplica o Jiu-Jítsu Gracie hoje no mundo.

Conforme o CAMP ia chegando ao fim, mais queríamos aproveitar a oportunidade única de estar ao lado de uma lenda viva do nosso esporte nos seus momentos de dia-a-dia. Cada café da manhã, cada momento a beira da piscina, cada almoço, cada minuto era importante para ouvir, aprender e se sentir mais perto ainda das histórias da família que criou e espalhou o Jiu-Jítsu pelo mundo. Vale ressaltar que no quesito alimentação, Relson Gracie não deixa a desejar em nenhum momento. Todas as suas refeições estão dentro das combinações da dieta Gracie, é incrível, mas ele não comete nenhum deslize. Isso serviu muito de exemplo para que eu siga firme na dieta e tentar me prevenir ainda mais dos males causados à nossa saúde com uma má alimentação.

O último dia de CAMP, talvez tenha sido o mais longo, apesar de ter terminado ao meio-dia. Acordamos muito cedo, pois o combinado era tomar café e fazer o último treino, mas mal sabíamos o que estava por vir. Quando começou o treino, o GM falou algumas palavras e pediu para todos passarem TODAS as posições de self-defense que foram passadas durante o CAMP. Começou com os mais graduados e até então, eu estava tranquilo, mas conforme foi chegando a minha hora de apresentar o nervosismo foi batendo, quando chegou a hora e era só você, a pessoa que deixava você fazer as posições e o GM Relson Gracie avaliando e corrigindo os seus erros, meu amigo, parece que bate um branco e a mente apaga tudo!! Mas no final deu tudo certo e receber um aperto de mão do GM como forma de reconhecimento, dá um alívio e confesso que cheguei a me emocionar.

Bom, não fazia ideia desta avaliação final e surpresa. No final deu tudo certo e foi uma experiência que ficará guardada para sempre e que com certeza irei repetir, pois vale muito a pena, principalmente para quem almeja algo maior e mais sério dentro do Jiu-Jítsu. O GM Relson Gracie é uma excelente pessoa, do bem, divertido, porém muito exigente na hora da aula. Prega a perfeição nas posições criadas pelo seu Pai, porém está sempre disposto a explicar quantas vezes for necessário. Acredito que cada um que viveu o que vivemos nos 9 dias de CAMP tem a mesma sensação que eu. Foi intenso e passou rápido, mas aproveitamos muito cada momento e saímos de lá com a certeza que fizemos parte de algo especial e que ficará para história e temos uma grande responsabilidade, até eu que não faço parte da associação terei, que é MANTER O LEGADO VIVO. Tarefa nada fácil, mas que o GM está confiando à poucos. Me sinto honrado de fazer um pouco parte disto. Helio Gracie vive em cada um de nós!

Fiquem a seguir com meu relato em vídeo sobre o CAMP e algumas fotos exclusivas.

Um abraço!
Seja saudável!






Um comentário:

  1. Legal! Fica só a dica de aumentar o tamanho das letras, eu tive que aumentar com o ctrl manualmente. Abraço!!

    ResponderExcluir