domingo, 9 de dezembro de 2018

MANUAL DO FAIXA BRANCA



Fim de ano chegando! Época de planejamento para o ano que vai entrar, ou seja, muita gente querendo iniciar uma prática esportiva. Época de graduação, então muitas pessoas que irão ler este artigo podem se identificar com algum dos pontos que serão expostos no “Manual do Faixa Branca” que demorou a sair, mas depois do sucesso do “Manual do Faixa Azul”, me animei a escrever, mesmo que com 1 ano de atraso.

A faixa branca é o alicerce do que será construído ao longo de sua jornada e, diferente do “Manual do Faixa Azul”, eu separei este com 5 tópicos importantes que ajudam a resumir um pouco a caminhada de um iniciante na arte suave.

Então vamos aos pontos:
  • Básico: Se você iniciou o jiu-jítsu por ter visto posições mirabolantes feitas pelos atletas de ponta que vemos hoje em dia, saiba que só depois de aprender o básico que um dia você irá conseguir sim fazer essas posições. Então, ao entrar em uma escola de jiu-jítsu, se preocupe primeiro, caso você nunca tenha feito uma arte marcial, a aprender a cair, ou seja, fazer corretamente os rolamentos que seu professor irá te ensinar. Aprenda fuga de quadril, aprenda a puxar para a guarda e principalmente quando e como aplicar as finalizações que seu professor te ensinar. Esqueça, nesse momento, berimbolo, armlock voador, triângulo voador.... Isso você vai aprender a fazer com o tempo e vai conseguir inserir ou não no seu jogo naturalmente.
  • Olhe: Sim! No início se preocupe em olhar os treinos dos mais graduados. Tente entender a modalidade, saber o que é estar por baixo fazendo guarda, que é uma posição de vantagem, e saber também o que é estar por baixo em desvantagem, com isso você entenderá a diferença entre uma raspagem e uma inversão. Entenda as pontuações, principalmente o tempo exigido para a conquista dos pontos, que é de 3 segundos. Essas coisas só aprendemos ao assistir. Então olhe, mas olhe bastante, isso irá te ajudar muito.
  • Força: Quando um iniciante começa a fazer seus rolas, é natural que a utilização da força seja a primeira tentativa para colocar em prática tudo o que aprendeu e assimilou com os ensinamentos do seu professor. Saiba, a força nesse início é um recurso que é seu maior inimigo, mas no futuro vai ser um grande aliado. Confie! Então preocupe-se com a técnica, preocupe-se em se poupar durante um rola, preste atenção quando um rola seu com um mais graduado terminar, repare como ele vai estar inteiro e você ofegante. Então tente nos próximos aprender a controlar o uso excessivo da força, pois de uma forma ou de outra, no início, você vai levar desvantagens nos rolas.
  • Resiliência: Quando os irmãos Gracie aprenderam o jiu-jítsu Japonês com Mytsuo Maeda (Conde Koma), Helio Gracie, o irmão mais novo era proibido de praticar a arte marcial por ser considerado um menino de saúde frágil e muito franzino. Então Helio Gracie é a maior prova que a resiliência é um item fundamental para um iniciante, pois foi Helio que descobriu que o sistema de alavanca o dava a possibilidade de levar vantagem em relação ao mais forte. Então entenda que técnica é mais importante que força. Tenha a capacidade de sair de uma situação adversa. Caso você esteja achando que não está aprendendo, você está sim e isso vai ficar provado quando uma outra pessoa iniciar 1 ou 2 meses depois de você. Seu jiu-jítsu vai aparecer e isso vai te deixar muito animado!
  • Campeonatos: Se teste! Por mais que você tenha entrado no jiu-jítsu apenas para ter uma melhor qualidade de vida, emagrecer e sem intenção nenhuma de ser um competidor, saiba que é muito importante você ir para a faixa azul depois de já ter disputado alguns campeonatos. Então, depois de uns 4 meses treinando você estará apto a disputar campeonato. O campeonato ajuda e muito no entendimento do jiu-jítsu desportivo, pois mesmo que você perca a sua luta, você terá um maior entendimento das pontuações, das vantagens e interpretações dos juízes. Você se tornará uma outra pessoa quando voltar do seu primeiro campeonato e não verá a hora de ter o próximo.

Espero ter colaborado para a sua decisão de iniciar na prática do jiu-jítsu, para a sua continuidade e para as suas dúvidas e incertezas quanto a sua evolução no jiu-jítsu. Faixa branca que me assiste, não se preocupe em trocar de faixa, nem fique triste se você não vai graduar agora. Saiba que faixa não define quem você é de verdade. Vai de cada professor o tempo que ele vai te deixar na faixa branca. Não pense que você é pior ou melhor se não trocou ou se trocou de faixa, apenas pense em aprender. Daí sim você se tornará um grande atleta amador ou profissional e lá na frente um ótimo professor, quem sabe.

Fico por aqui, vejo vocês numa próxima, um grande abraço a todos.



Sejam saudáveis!
Aloha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário