terça-feira, 22 de janeiro de 2019

COMEÇAR O JIU-JITSU APÓS OS 30 ANOS | BENEFÍCIOS


Muita gente acha que começar uma atividade depois dos 30 anos ou mais é algo muito difícil e que o corpo não responderá bem, principalmente se a pessoa tiver um histórico de vida sedentária. Muitas se limitam apenas em atividades em academia, não que essas atividades não sejam boas, mas nada melhor do que praticar um esporte que te motive cada dia mais e não aquela obrigação de ir à academia para cumprir tabela, não é mesmo?
Para não ficar nessa mesmice, nessa luta de cada dia, em 2013, aos 31 anos de idade eu decidi começar no Jiu-jitsu. Na verdade, eu não sabia no que isso daria, mas não demorou muito para entender o quanto a arte suave me atingiu, que hoje estou aqui lhes mostrando a quantidade de benefícios que ela me trouxe na semana que completo 37 anos.
1 – Autoestima: o jiu-jitsu tem o grande poder de elevar a autoestima das pessoas assim que elas entram no tatame e comigo não foi diferente. Quando eu comecei, eu estava muito acima do peso e pouco confiante no meu dia-à-dia, mas logo após a primeira aula isso mudou e não via a hora de voltar a ter aulas. Hoje sou uma pessoa muito mais feliz, confiante e com o astral muito bom, poucas coisas me abalam. Confesso que o momento conturbado que vivi no ano de 2017, e já ser um faixa roxa de jiu-jitsu, me ajudou muito a atravessar as adversidades e no tempo que fiquei parado me fez muita falta, mas muita falta mesmo e ter esse equilíbrio da mente a autoestima elevada foi essencial.
2 – Qualidade de vida: com o jiu-jítsu você emagrece e procura se manter saudável, tenta se manter longe de alguns vícios e manias. Sabemos que se conseguirmos êxitos nessas tentativas, a nossa qualidade de vida vai ser outra. Tive a grande sorte de me interessar pela dieta Gracie nesse meio tempo e a qualidade de vida que tenho com a dieta quando sou fiel a ela é tremenda, e a cada vez que faço uma estripulia fora de dieta Gracie na minha alimentação eu me arrependo, pois, o nosso organismo reclama na hora cada pulada fora que damos. Se manter longe de vícios, balancear uma alimentação saudável e melhoria de condicionamento físico, não tem idade e a sua qualidade de vida vai aumentar muito, mesmo se seu histórico passado não for de um esportista nato.
3 – Disciplina: nada melhor do que ter disciplina para tudo na vida. O Jiu-jítsu ajuda muito, caso você tenha essa dificuldade. Comigo não foi diferente. Atualmente eu acordo muito cedo para treinar, pensar nisso antes de eu começar a treinar era impossível. A disciplina para alimentar-me bem enquanto estou praticando é muito importante, pois o jiu-jítsu é uma atividade física que exige muito uma alimentação saudável devido ao enorme esforço que fazemos. Então ter uma rotina correta para acordar, descansar e se alimentar bem, te torna uma pessoa mais disciplinada para tudo na vida.
5 – Se tornar um atleta: pode parecer piada falar que podemos nos tornar atletas depois dos 30 anos, não é mesmo? Pois é! Mas o jiu-jítsu, na sua parte desportiva, é tão democrático que ele te dá essa possibilidade, pois existem categorias separadas por idade, faixa e peso. Ou seja, um atleta de 40 anos luta contra outro de 40 anos, tornando a disputa mais igualitária. Então você passa a treinar mais, se preparar mais te dando essa condição de poder se auto intitular atleta amador. Uma frase que me marcou muito foi a do meu primeiro professor. Uma vez um aluno dele disse que não poderia treinar tal dia da semana pois jogava futebol, daí ele disse ao aluno, “no jiu-jítsu você pode se tornar um atleta, no futebol não. ”, desde então o aluno nunca mais jogou bola e passou a disputar campeonatos.
Então para começar o jiu-jítsu não importa se você passou dos 30, dos 40, dos 50, dos 60 e por aí vai, o que importa é você estar vivo. Nunca é tarde para começar, o importante é começar. Sua vida vai mudar, para melhor, é claro. Então comece e me conte aqui os benefícios e se você já começou e está tão feliz quanto eu, me conte também.
Fico por aqui com mais esse texto, espero que tenham gostado, agradeço demais a sua leitura. Um grande abraço a todos.
Aloha!



Um comentário: