quarta-feira, 5 de julho de 2023

PORQUE A LUTA MAIS ESPERADA DO VALE-TUDO NUNCA ACONTECEU?


A luta mais esperada pelos fãs de vale-tudo no início da década de 2000, com certeza foi Rickson Gracie vs. Kazushi Sakuraba. Mas porque essa luta nunca saiu do papel? Faltou dinheiro? Os lutadores correram? O que de fato aconteceu? Fique até o final desse vídeo e entenda todos os fatos dessa rivalidade que nunca foi posta à prova.

Rickson Gracie reinou absoluto no Japão entre os anos de 1994 e 2000, virando herói nesse país e no Brasil. Nesse meio tempo, um lutador japonês de muito talento surgiu e assombrou o mundo do vale-tudo ao aniquilar vários lutadores da família Gracie, ganhando o apelido “The Gracie Hunter” ou “O caçador de Gracie” na tradução literal, esse lutador era ninguém mais que Kazushi Sakuraba. Todos queriam uma luta entre o caçador de Gracie e o maior expoente da família Gracie naquela época. Mas antes de entender o porquê dessa luta nunca ter acontecido, peço para que vocês se inscrevam no canal, curtam esse vídeo, para que eu entenda que vocês querem mais vídeos como esse e também se tornem membro apoiador do canal e tenha acesso à benefícios exclusivos.

CRONOLOGIA DOS FATOS

Para entender como tudo começou, vamos à cronologia dos fatos: A saga começou em novembro de 1999 quando Sakuraba venceu o primeiro Gracie que foi o Royler, o vencendo com uma chave de Kimura. Após isso, entre os meses de maio e dezembro de 2000, o japonês venceu, praticamente em sequência, Royce, Renzo e Ryan Gracie. Porém, antes da luta com Ryan, Sakuraba já começara a entrar no radar de Rickson Gracie. 

Em outubro de 2000, numa aparição no extinto programa do canal Sportv “A Hora da Luta”, Rickson Gracie praticamente desafia o japonês ao ser indagado por Jorge Guimarães sobre as vitórias de Sakuraba sobre lutadores da família Gracie.

" Sakuraba já demonstrou, evidentemente, uma presença de espírito muito grande no ringue. Ele é um cara que tenho que ter um respeito pelas coisas que ele já conseguiu, mas, para ser sincero, não vejo nele um grande... as grandes lutas dele não foram grandes lutas, grandes vitórias, ele lutou, ganhou do Renzo raspando, no que eu acredito o Renzo subestimou a pegada dele, quis tirar o braço na hora errada, se o Renzo entrasse preocupado nunca perderia, ganhou do Royce porque o Royce se machucou e cansou, mas todos eles lutaram bem com o Sakuraba. Ele (Sakuraba) se mostrou muito calmo, ele é um cara extremamente valente e calmo e tem uma boa presença de espírito e joga bem para a plateia. Mas eu acho que ele tá precisando tomar um pau!"

E ao ser perguntado se iria se candidatar para honrar a família, ele dispara:

" Só depende de mim, eu acho que tenho que ficar esperando a decisão dos promotores, porque como atleta, fico vendo somente a minha parte de fazer parte de um bom evento, e ver se tem um bom dinheiro envolvido."

UM GRANDE BAQUE NA FAMÍLIA

A morte de Rockson Gracie, filho mais velho de Rickson, só foi conhecida pela família e pela mídia em fevereiro de 2001, mas acontecera nos EUA em dezembro de 2000, como Rockson estava sem documentos no momento de sua morte fora enterrado como indigente. O baque foi muito grande que Rickson Gracie, mesmo não se aposentando oficialmente, nunca mais lutou após a perda do filho. Sua última luta de vale-tudo profissional foi em 26/05/2000.

SOBRE A LUTA

Se havia uma negociação ou não para esta luta, nunca saberemos. Sabíamos do desejo de ambos para que esta luta acontecesse. Há que diga que Rickson queria um caminhão de dinheiro, há quem diga, ainda, que ele correu. O que sabemos de fato que a perda do filho pesou e muito na continuidade da carreira de Rickson Gracie, talvez se não fosse isso estaríamos aqui falando da luta mais importante da história do vale-tudo.


O que vocês acham? Rickson venceria Sakuraba?

Oss


Nenhum comentário:

Postar um comentário