Existem "N" maneiras de se amarrar uma faixa nas artes marciais. Tem a maneira do Karatê, do Judô e etc. Com o Jiu-Jítsu não é diferente. Até a família Gracie tem a sua forma de amarrar a faixa. Porém, o nó de uma faixa, independente da forma que você escolher amarrar, segue uma lógica, na qual quando as pontas da faixa se encontram, a que está por cima tem que passar cima da outra ponta. Fala-se também que a ponteira preta tem que ficar para o lado esquerdo, talvez isso seja assunto para um outro artigo, pois gostaria de fazer uma pesquisa aprofundada sobre o assunto.
Muitos faixas brancas iniciantes chegam com nós completamente loucos na hora de entrar no tatame, alguns professores deixam passar batido, mas a grande maioria não. O meu professor, por exemplo, foi a primeira coisa que ele me ensinou e eu jamais esqueci e, sempre que tenho a oportunidade de passar a informação correta para alguém, eu passo. Por isso escrevo este artigo.
Abaixo seguem algumas fotos de como NÃO devemos amarrar a faixa num kimono.
Outra curiosidade é a forma de fechar a parte de cima do kimono. Muitos kimonos vêm com patch's do lado esquerdo. Até você mesmo pode colocar um patch do seu gosto particular nesta parte. Então a forma correta de se fechar a parte de cima do kimono é com o lado esquerdo do kimono por cima do direito. Com o nó correto e o kimono fechado da forma correta, você já estará pronto para encarar os desafios dentro do tatame, e a caminhada é longa, mas muito prazerosa. Fazer jiu-jítsu te deixa vivo.
Fiquem com um vídeo tutorial do canal Dieta de Guerra no YouTube com a forma clássica de se amarrar uma faixa de jiu-jítsu.
Um abraço.
Seja saudável!
Oss
Nenhum comentário:
Postar um comentário